Festa de Passos mantém viva tradição em São João del-rei

Combate dos Sinos é realizado durante a Festa de Passos

Festa de Passos lembra o encontro de Jesus e Santa Maria

Uma tradição que não se perde no tempo, cuja qual mantém sua peculiaridade em São João del-Rei. No quarto domingo da Quaresma em São João del-Rei, acontece a Festa do Senhor Bom Jesus dos Passos, que precede a emocionante Procissão do Encontro, na qual as imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor Bom Jesus dos Passos saem em procissões distintas para o comovente encontro.

Durante a manifestação religiosa da Festa de Passos, em data desconhecida, um grupo de sineiros da cidade realizou uma disputa entre si, desafiando quais eram os sineiros das igrejas que conseguiam ficar mais tempo tocando os sinos. Desde então todos os anos durante a Festa dos Passos, sineiros das igrejas de N.S. do Carmo, N.S. do Pilar e São Francisco disputam entre si no denominado Combate dos Sinos.

O arraial de São João del-Rei, surgiu em meados de 1700, terra de muitas culturas, procriadora de diversas personalidades, principalmente políticas. A cidade é também reconhecida e conhecida pela sua religiosidade e como a cidade onde os sinos falam. Encontra-se na cidade diversas irmandades religiosas: a Confraria de Nossa Senhora do Rosário (1708) e a Irmandade do Santíssimo Sacramento (1711), São Miguel e Almas (1716); Irmandade de São Miguel e Almas (1716); Irmandade Nosso Sr. Bom Jesus dos Passos (1734); Irmandade de N. Sra. da Boa Morte (1786).

A solenidade de Senhor dos Passos deveria acontecer liturgicamente durante a Semana Santa, no entanto ela é celebrada separadamente em São João del-Rei. A Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos realiza a festa no quarto domingo da quaresma tendo por finalidade relembrar os dolorosos Passos de Jesus Cristo a caminho do Calvário. Na sexta-feira a imagem de N.S. das Dores é depositada na igreja de N.S. do Carmo, sábado a imagem de Senhor dos Passos é depositada na igreja de São Francisco, no domingo, dia maior da festa, as duas imagens saem desses respectivos pontos e se encontram de frente a igreja de N.S. das Mercês, onde é proferido Sermão do Encontro lembrando o encontro de Jesus à Santa Maria.

Depoimentos

Manter viva uma profissão em processo de extinção não é nada fácil. Os sineiros – como são conhecidos diversos rapazes, e alguns mais velhos, responsáveis pela comunicação secular entre igrejas de São João del-Rei – são aqueles que ainda lutam pela manutenção dessa tradição que caracteriza e marca os mais variados aspectos da religiosidade cristã na cidade, através do ecoar dos sinos que podem ser ouvidos longe. Em depoimento, dois sineiros explicam um pouco de como essa tradição ainda se mantém viva, e como ela funciona em especial na Procissão dos Passos, onde realizam o Combate dos Sinos:

No período que antecede a festa de Passos durante a quaresma, a imagem de N.S. das Dores que antes se encontrava na Catedral de N.S. do Pilar, é depositada na igreja de N.S. do Carmo. No sábado, a imagem de Senhor dos Passos é depositado na Igreja de São Francisco e Assis. O quarto domingo da quaresma é o dia maior da Festa dos Passos, e quem comanda são os Sinos da igreja de São Francisco.

Nilson (sineiro do São Francisco)

O Combate dos Sinos é uma disputa sadia entre os sineiros das Igrejas de São Francisco, N.S. do Carmo e N.S. do Pilar. Quem comanda a disputa durante a Festa de Senhor dos Passos é a igreja de N.S.do Pilar, pois a irmandade do Senhor dos Passos pertence a essa igreja. O Combate tem por finalidade ver qual sino permanece mais tempo girando.

Na Sexta Feira a imagem de N.S. das Dores está na igreja de N.S. do Pilar, quem comanda a festa nesse dia são os sineiros dessa igreja, o que eles fizerem, os sineiros da igreja de N.S. do Carmo tem que fazer.

No sábado, a imagem de Senhor dos Passos se encontra na Igreja N.S. do Pilar, então os sineiros da igreja de São Francisco tem que obedecer às ordens dos Sineiros do Pilar.

Domingo, a imagem de N.S. das Dores está na igreja do Carmo, e o Senhor dos Passos está na igreja de São Francisco, o que os sineiros dessas igrejas fizerem, os sineiros da igreja do pilar tem que obedecer, mesmo contra a vontade, pois pelo motivo das imagens se encontrarem nas respectivas igrejas, elas comandam.

Jéferson (sineiro do Pilar)

Uma curiosidade interessante: os sineiros utilizam como forma de comunicação entre si, dois pedaços de tecido, um branco e outro vermelho, simbolizando a paz e a guerra, respectivamente. Quando balançam o tecido vermelho estão desafiando os sineiros da outra igreja a tocarem mais os sinos. Já o tecido branco é uma forma de se entregarem, pedindo para que os outros sineiros parem de tocar.

Em 2011 a festa acontece  nos dias 1º de abril (sexta feira), 2 (sábado) e 3 (domingo) , confira a programação completa em: http://www.saojoaodelrei.mg.gov.br/

Texto e Imagens: Thiago Morandi

Revisão: Diego Menezes

Colaboração: Fernando Oliveira

4 responses to “Festa de Passos mantém viva tradição em São João del-rei

  1. Lindas fotos de um momento também muito bonito. Parabéns à cidade por manter momentos tão significativos como esse e ao fotógrafo pelo registro bem feito.
    Os depoimentos também são muito interessantes.

  2. sao joao del rei e considerada a cidade historica que mais preserva seus costumes tendo em sua populaçao pessoas fies hospitaleiras e verdadeiramennte devotos e filhos desta maravilhosa terra

  3. ameiiiii noota 1000000000000000000000

  4. Marlon Silva Araujo

    A Festa de Passos em São João Del Rei é linda participei dela no ano de 2010 quando pedi ao Sineiro Nilson da Igreja de São Francisco para subir a torre e assistir o belo trabalho dos Sineiros . Parabens o trabalho dos Sineiros é o tom e a alma desta bela Cidade. Marlon Silva Araújo Sineiro voluntário de Oliveira Minas Gerais.

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s