Semana Santa muito além da fé

A Semana santa em São João del-Rei é uma demonstração da fé que se mantem por aproximadamente 300 anos através de suas cerimonias religiosas. Dentre as quais temos o oficio de Trevas, cerimonia litúrgica existente nos moldes de 1700, somente aqui, nem mesmo o vaticano mantem uma cerimonia igual a essa. O Lava Pés, é o momento em que o Bispo representa a figura de Cristo ao lavar os pés dos apóstolos.

Outro destaque é o descendimento da cruz, um cenário exuberante é montado, e enquanto o pregador profere suas palavras a respeito das dores em que Jesus passou na cruz até sua morte, é retirado a coroa de espinhos e os pregos que prendiam seus pés e suas mãos. Logo após a retirada da imagem, os personagens que compunham o cenário, junto a imagem de Cristo, saem em cortejo fúnebre na procissão do enterro.

Dois dias após essa cerimonia, no domingo de pascoa, é o momento mais divino da Semana Santa, quando se comemora a ressurreição de Jesus, nesse dia é realizada a procissão do Santíssimo Sacramento e  coroação de Nossa senhora das Dores.

A celebração da Semana Santa vai muito além da fé, mantendo as tradições religiosas, grupos, como a Atitude Cultural,  resgatam os tapetes de rua, dando às procissões um charme de beleza e cores.

Nesse ensaio um pouco do que foi a Semana Santa em São João del-Rei em 2012.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s