Ensaio Fotográfico: Divino

Muitos afirmam existir uma energia superior nos congados  além do religioso e o profano. Os grupos de congados surgiram no século XVII, em Minas Gerais, na forma de sincretismo, dessa forma, os escravos demostravam sua fé nos Deuses africanos, conhecidos como Orixás, venerando Santa Efigênia, São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e outros.

Em São João del-Rei, acontece a Festa do Divino desde 1774, porem ela foi proibida em 1924, retornando somente em 1998, quando um grupo de pessoas, formaram a “Comissão do Divino”, resgatando a festa e inserindo a participação de grupos de congados. Antes da proibição da festa eram realizadas “cavalhadas”.

Nesse ensaio, denominado “Divino”, utilizo através das luzes e da longa exposição na captura das imagens, uma forma de representar a energia e fé transmitida através dos tambores, chocalhos, danças e diversas outras formas de manifestação religiosa e cultural.

As fotografias foram realizadas durante a procissão luminosa do Divino Espirito Santo, dia 19 de maio, nas ruas do bairro de Matosinhos, em São João del-Rei.

Fotos: Thiago Morandi/Alecrin Fotocinegrafia

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s