Por quem os sinos dobram?

Uma tradição que não se perde no tempo, cuja qual mantém sua peculiaridade em São João del-Rei. No quarto domingo da Quaresma em São João del-Rei, acontece a Festa do Senhor Bom Jesus dos Passos, que precede a emocionante Procissão do Encontro, na qual as imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor Bom Jesus dos Passos saem em procissões distintas para o comovente encontro.

Durante a manifestação religiosa da Festa de Passos, em data desconhecida, um grupo de sineiros da cidade realizou uma disputa entre si, desafiando quais eram os sineiros das igrejas que conseguiam ficar mais tempo tocando os sinos. Desde então todos os anos durante a Festa dos Passos, sineiros das igrejas de N.S. do Carmo, N.S. do Pilar e São Francisco disputam entre si no denominado Combate dos Sinos.

A solenidade de Senhor dos Passos deveria acontecer liturgicamente durante a Semana Santa, no entanto ela é celebrada separadamente em São João del-Rei. A Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos realiza a festa no quarto domingo da quaresma tendo por finalidade relembrar os dolorosos Passos de Jesus Cristo a caminho do Calvário. Na sexta-feira a imagem de N.S. das Dores é depositada na igreja de N.S. do Carmo, sábado a imagem de Senhor dos Passos é depositada na igreja de São Francisco, no domingo, dia maior da festa, as duas imagens saem desses respectivos pontos e se encontram de frente a igreja de N.S. das Mercês, onde é proferido Sermão do Encontro lembrando o encontro de Jesus à Santa Maria.

Este slideshow necessita de JavaScript.

2 responses to “Por quem os sinos dobram?

  1. Virgínia Xavier

    Isso sim é um espetáculo! Parabéns!

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s