Chuvas diminuem, mas moradores continuam em alerta

Crianças andam de bicicleta em Santa Cruz de Minas

As chuvas diminuíram um pouco hoje, o acesso à cidade de Santa Cruz de Minas e ao bairro Colônia do Marçal, que estava interditado, foi liberado nesta tarde. Muitos moradores da vizinha Santa Cruz começam a contabilizar os prejuízos, uma vez que as águas do rio das Mortes começam a abaixar.

Marmara Mara, moradora de Santa Cruz de Minas

Marmara Mara, moradora da rua Barbacena, em santa Cruz de Minas, disse que ontem a tarde, as águas do rio começaram a subir muito rápido, e junto ao esposo e filho conseguiram levantar os moveis e passar a noite em casa de amigos. Além de também levarem e salvarem alguns animais de estimação.

Alguns moradores da localidade disseram que hoje o nível da agua diminuiu cerca de 30 cm, possibilitando o acesso para algumas residências. A expectativa é que as aguas continuem a abaixar e que muitos possam recomeçar a voltar para suas residências.

Joel Ferreira, morador de Santa Cruz de Minas

Joel Ferreira, esposo de Marmara, afirma que em 18 anos que moram na casa, nunca presenciou uma cheia nessa proporção. Disse ainda que teve alguns prejuízos, pois tinha alguns maquinários no fundo de sua casa e que os perdeu.

Joel e Marmara construíram uma espécie de passarela para que tivessem acesso à sua residência, confirmaram também, que hoje já voltam a dormir em sua casa. Eles disseram que viram ontem, muitos utensílios, como televisores e tanquinhos boiando sob as águas.

Na Vila Nossa Senhora de Fátima, em São João del- Rei, moradores também estão na expectativa que as águas do rio das mortes abaixem, hoje foi possível chegar próximo a ponte dos Cachorros, que estava sem acesso, e o que se percebe é a grande quantidade de lixo sobre o córrego do Lenheiro.

Lixo represado na ponte dos Cachorros

Os governos municipal, estadual e federal estão unindo forças para ajudarem as vítimas das chuvas na região. Segundo José Egidio, secretário municipal, o prefeito municipal de São João del- Rei, deixou todas as secretarias do município à disposição, inclusive liberando as escolas municipais para abrigo.

O deputado estadual Romulo Viegas (PSDB), afirmou que foram destinados, via governo do estado, 15 toneladas de donativos para Jeceaba, Juatuba, Ponte Nova e São João del Rei que farão a distribuição para os municípios do entorno que foram atingidos pelas chuvas.

Reginaldo Lopes, deputado federal, pelo PT, afirmou que está empenhado junto ao governo federal para arrecadar recursos para ajudar as famílias atingidas. Disse ainda que a maior parte dos recursos será empenhada em medidas de prevenção para evitar novos danos com as chuvas.

 Família constroe passarela para chegarem em casa

Joel Ferreira mostra até que nível que água estava

A família teve que levantar os moveis para evitar mais prejuízos

Filho de Joel e Marmara atravessa a passarela para ter acesso à residencia

Este slideshow necessita de JavaScript.

One response to “Chuvas diminuem, mas moradores continuam em alerta

  1. O governo podia aproveitar e limpar o lixo represado na ponte dos cachorros. Já é fazer alguma coisa né?

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s