Herois de Guerra viram filme

Três soldados mineiros que marcaram história na 2º Guerra Mundial  tornam-se filme.

Gravação do filme em área militar do 11º BI

No dia 29 de junho de 1944, milhares de brasileiros embarcaram rumo aos campos de batalha na Itália. Em 22 de setembro do mesmo ano era a vez de três soldados fazerem história na II Guerra Mundial. Sozinhos enfrentaram, até a morte, uma companhia nazista composta por aproximadamente 100 homens. Essa história está sendo retratada no filme Herois, que começou a ser gravado dia 26 de abrilem São Joãodel-Rei.

O filme começou a ser elaborado em 2009, quando o diretor do média metragem, Guto Aeraphe, visitou o museu da FEBem São Joãodel-Rei  e conheceu o pracinha da FEB, Capitão Ary, que contou dentre várias histórias, a dos três soldados. Para o diretor, essa “é uma história bacana, que nunca foi contada e é um gênero novo”, pois nunca foi retratada uma história dessas no cinema brasileiro. Após iniciativa, começou uma ampla pesquisa.

A partir da história desses três heróis de guerra, Geraldo Baêta da Cruz, 28 anos, natural de Entre Rios de Minas, Arlindo Lúcio da Silva, de 25, de São João del-Rei, e Geraldo Rodrigues de Souza, de 26, de Rio Preto, na Zona da Mata, será contada a história de outros pracinhas brasileiros. Principalmente os que morreram na cidade italiana de Montese, onde ocorreu a morte dos três soldados e também uma das mais sangrentas batalhas do conflito.

Major Carlos, disse que Guto procurou o Centro de Comunicação do Exercito e “o exercito se prontificou em apoiar a produção do filme por ter em vista a importância do fato ocorrido na Segunda Guerra para a FEB e para o exercito” e afirmou que assim divulgam-se fatos de conhecimento somente dos militares para a população, transformando-os em patrimônio cultural para o Brasil.

Explosão

São aproximadamente 50 pessoas envolvidas na gravação. A equipe recebeu treinamento militar. Para Isaac Ribeiro, ator, “a preparação do 11º BI foi fundamental para chegar no SET e se sentir seguro”, outro ator, Enzo Silveira, afirma que “ o Exército foi a melhor base para eles sustentarem os personagens”, os atores ainda disseram que não prestaram serviço militar e que o treinamento que receberam foi como uma dívida paga à nação, Marco Fuga, que também faz parte do elenco chegou até comer larva durante o treinamento recebido pelos militares. Preste atenção à acentuação.

Toda a gravação está sendo realizada em áreas de treinamento do 11º BI (11º Batalhão de Infantaria de Montanha). Segundo a equipe do filme, vivenciar essa época e acompanhar o treinamento dos militares proporcionou a eles um respeito maior às forças armadas.

Os equipamentos utilizados para a filmagem são varias (várias) câmeras com a tecnologia DRSL’s, que são máquinas fotográficas que filmam em alta definição. Além disso, as armas e capacetes usados pelos atores são as mesmas utilizadas nos campos de batalha na Itália. As cenas contam ainda com efeitos de explosão e também com barulhos de tiros feitos com armas de verdade.

   

Foto: Blog de Guto Aeraphe

Foto: Blog de Guto Aeraphe

Guto Aeraphe pretende lançar o filme em meados de setembro ou outubro de 2011. Em seu blog [http://www.heroisofilme.blogspot.com/] é possível acompanhar parte do processo de concepção e produção do média metragem. Uma sessão de pré-estréia será especialmente preparada para São João del-Rei.

 

Um pouco da História

O Capitão Ary contou ao diretor do filme, que em uma das incursões das tropas brasileiras, os três pracinhas mineiros se viram frente a frente com uma companhia alemã composta de aproximadamente 100 homens. Era 14 de abril de 1945. Eles receberam ordens para se render, mas continuaram em combate até ficarem sem munição e serem mortos.

O detalhe é que, em vez da vala comum, receberam honras especiais do Exército alemão. Admirado com a coragem e resistência do trio, o comandante nazista mandou enterrá-los e colocar sobre as covas, cruzes e placas com a inscrição: “Drei Brasilianis che Helden” ou “Três Heróis Brasileiros”.

Duas semanas depois, a guerra terminara e a tomada de Montese em 16 de abril de 1945 foi a mais violenta, sangrenta, heróica e a maior conquista das tropas brasileiras. Somente em Montese a FEB teve 426 baixas ou pessoas mortas.

Alguns Números

Foram 25.344 brasileiros que compuseram a FEB. Desses, 15 mil fizeram parte da linha de frente de batalha, o restante auxiliou na retaguarda. 465 foram os herois de guerra que o Brasil perdeu em solo Italiano. Mais de 2 mil morreriam depois de voltarem ao Brasil.

Estavam entre os prisioneiros feitos pelos pracinhas, 2 generais alemães. Foram capturados 892 oficiais e 19.689 soldados do Eixo.

A divisão brasileira permaneceu 239 dias em combate na Itália. Foram 445 missões ofensivas realizadas pelo 1º Grupo de Caça da FEB, totalizando 2.546 saídas individuais de aviões em combates e 6.144 horas de Vôo.

 

3 responses to “Herois de Guerra viram filme

  1. Mardesson Queiroz de SOuza

    Parabéns pelo trabalho, e segue uma sugestão: fazer um filme sobre o Sgt Max Wolf. Um grande brasileiro, cercado de grandes histórias.

    Concordo, Sargento Max Wolf a muito merece um filme….

  2. Carlos A G Alves

    Parabéns pelo trabalho, e segue uma sugestão: fazer um filme sobre o Sgt Max Wolf. Um grande brasileiro, cercado de grandes histórias.

  3. Carlos A G Alves

    Este tipo de trabalho, retratando os fatos heróicos de nossos pracinhas na 2° guerra, são muito importantes para fortalecer o sentimento patriótico em nosso povo.

Comente!